top of page
  • Foto do escritorBethania Ferrari

Faça o certo: trate e previna a mordida errada desde a infância


dentes alinhados

Muitas pessoas acham que a única preocupação com a dentição na infância são as cáries. Porém, existem outros problemas que afetam as crianças, como a mordida errada.


Parece simples: morder é só abrir e fechar a boca, mas nem sempre essa ação funciona da melhor maneira.

Morder errado significa prejuízos na estética e até em funções vitais, como a respiração. E esse problema atinge sete entre dez crianças. O tratamento e a prevenção ajudam na fala, na respiração e na qualidade de vida, além de promover o bem-estar individual e social infantil. O acompanhamento da dentição dos pequenos é fundamental para prevenir e tratar, desde muito cedo, problemas como a mordida aberta, mordida cruzada, queixo para trás ou para frente, falta de espaço para os dentes, queixo desviado para um lado, dentes tortos e sorriso gengival. A odontologia dispõe de técnicas modernas e que não promovem dor nenhuma, como: ajuste oclusal, pistas diretas, aparelhos funcionais (bem coloridos para despertar a atenção da criançada). Preste muita atenção na mordida do seu filho (a), se ele dorme de boca fechada, se alterna os lados de mastigação quando ele come e tenha o acompanhamento de um especialista. Uma boca saudável depende de uma mordida correta.


Sugestão de brincadeira para analisar a mordida (além de acompanhar a mastigação no momento das refeições): finja que vocês são dinossauros! Vai ser bem divertido.

47 visualizações0 comentário
bottom of page